Paramagnetismo, diamagnetismo e ferromagnetismo

 Materiais paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos


-> Conceito de paramagnetismo e materiais paramagnéticos:

 - O Paramagnetismo foi pesquisado e descoberto pelo cientista/físico britânico Michael
Faraday. Esse conceito
 refere-se à materiais específicos que são atraídos por campos magnéticos (sendo assim, são chamados de materiais paramagnéticos). Quando eles são expostos a um tipo de campo magnético externo, formam-se campos magnéticos internos dentro desses objetos, fazendo com que eles se direcionem para o mesmo lugar do campo aplicado. No momento em que o campo aplicado é removido, os materiais perdem seu magnetismo (se desgrudam). Exemplo de materiais paramagnéticos: alumínio, magnésio, sulfato de cobre, cálcio, oxigênio e sódio.



-> Conceito de diamagnetismo e materiais diamagnéticos:

- Diamagnetismo foi primeiramente observado pelo médico holandês Sebald Justinus Brugmans em 1778, assim que observou que o bismuto e o antimônio eram repelidos por campos magnéticos. Esse conceito serve para se referir à materiais diamagnéticos, que são àqueles materiais que quando colocados na presença de um campo magnético, possuem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Sendo assim, cria-se um campo magnético na substância que têm sentido contrário ao campo aplicado. Exemplo de  materiais diamagnéticos: bismuto, cobre, prata, etc.

*bismuto: o salicilato de bismuto é utilizado em medicamentos contra a diarréia e indigestão. Também é usado em soldas e na fabricação de ligas metálicas.          *antimônio: desde antigamente ele é utilizado para fazer finas peças moldadas. Exemplo: em ligas para sinos. 



-> Conceito de ferromagnetismo e materiais ferromagnéticos:

- O Ferromagnetismo foi previsto pelo físico francês Pierre Curie (1859-1906). As substâncias que fazem parte desse grupo são bem diferentes dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais imantam-se fortemente se colocados na presença de um campo magnético. Exemplo de materiais ferromagnéticos: ferro, níquel, cobalto e etc.

*imantar: processo de magnetização de um material que não apresenta características de ímã.


Fontes:

Materiais paramagnéticos: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/materiais-paramagneticos-diamagneticos-ferromagneticos.htm#:~:text=S%C3%A3o%20materiais%20paramagn%C3%A9ticos%3A%20o%20alum%C3%ADnio,o%20sulfato%20de%20cobre%20etc.&text=S%C3%A3o%20materiais%20que%2C%20se%20colocados,sentido%20do%20campo%20magn%C3%A9tico%20aplicado.

Diamagnetismo: https://imamagnets.com/pt-pt/blog/o-que-e-o-diamagnetismo/

Materiais diamagnéticos: https://www.jornalamateria.ufscar.br/news/explicando-a-materia-comportamento-magnetico-dos-materiais#:~:text=Materiais%20diamagn%C3%A9ticos%20s%C3%A3o%20aqueles%20que,no%20movimento%20orbital%20dos%20el%C3%A9trons.

Materiais ferromagnéticos: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/materiais-paramagneticos-diamagneticos-ferromagneticos.htm#:~:text=S%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20ferromagn%C3%A9ticas%20somente%20o,campos%20magn%C3%A9ticos%20de%20altas%20intensidades.&text=As%20subst%C3%A2ncias%20ferromagn%C3%A9ticas%20s%C3%A3o%20fortemente%20atra%C3%ADdas%20pelos%20%C3%ADm%C3%A3s.






 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Forças que atuam sobre o guindaste

Foto Guindaste com eletroímã